Esta unidade curricular explora as técnicas de visualização e interação envolvidas no desenvolvimento de jogos 3D e na simulação de diversos fenómenos, a maior parte deles com fundamento físico em 3D.
Desde logo, a simulação da luz é um ingrediente fundamental para os modelos de iluminação requeridos por visualizações tendencialmente fotorealistas. O conhecimento de técnicas de síntese de imagem basedas em rasterização, capazes de substituir em alguns cenários interativos os algoritmos de iluminação global, computacionalmente mais pesados, é outro aspeto essencial. A maior parte destas técnicas é hoje oferecida por frameworks para o desenvolvimento de aplicações 3D interactivas, vulgarmente conhecidas como motores de jogos. Contudo, uma visão global de algoritmos vocacionados para o fotorealismo é igualmente necessária, sendo estudados vários algoritmos de simulação do transporte da luz.
O desenvolvimento de jogos 3D é, hoje em dia, uma tarefa grandemente facilitada pelo recurso a sofisticados motores de jogos, implementando eles não só as técnicas de visualização necessárias, bem como as de interação. Os alunos têm a oportunidade de desenvolver um jogo 3D, concretizado com recurso ao auxílio dum motor de jogos. No capítulo do fotorealismo, algumas componentes integráveis num ray-tracer são igualmente implementadas.
Saber
Fazer
Soft-Skills
Additional readings will be provided during classes and through the course website.
- Conhecimentos prévios de programação (C, C++ ou Java)
- Conhecimentos básicos de Algebra Linear (vetores e matrizes)
- Noções básicas de geometria
- Curso Introdutório de Computação Gráfica
Horas por crédito | 28 | ||
Horas p/ semana | Semanas | Horas | |
Total de Horas | 0 | ||
ECTS | 6.0 |