Computação Gráfica e Interfaces (2019/2020) - Departamento de Informática

Informação adicional: https://sites.google.com/fct.unl.pt/8150-cgi1920/home

Descrição

A disciplina debruça-se sobre os processos de criação e manipulação de gráficos usados sistematicamente hoje em dia, não só para concepção e resolução de problemas concretos, como para comunicação com aplicações informáticas ou para divulgação de informação entre pares. Dado o elevado grau de interacção geralmente envolvido nesses processos, também se torna importante aprofundar o estudo das imprescindíveis interfaces com o ser humano. Com esta disciplina, um aluno terá acesso aos fundamentos das técnicas e aos algoritmos que estão na base da modelação de objectos e geração das respectivas imagens em computador, tanto ao nível da programação de aplicações gráficas interactivas, como ao nível da implementação dos sistemas gráficos.

Objectivos

Saber

Saber Fazer

Competências Complementares

Programa
  1. Modelação
    • Primitivas
    • Grafos de cena
  2. Projeções Geométricas
    • Paralela
    • Perspetiva
  3. Outras transformações essenciais no pipeline gráfico
    • Enquadramento janela-visor
    • Recorte
    • Remoção de partes ocultas
  4. Programação por eventos
  5. Animação gráfica em tempo real
  6. Introdução aos modelos de cor e de iluminação
  7. Geração e aplicação de texturas por mapeamento:
    • Imagens digitais
    • métodos procedimentais
  8. Interação
    • Modelos
    • Estilos
    • Design do ecrã
    • Contextos
  9. Técnicas de interface com o utilizador
    • Metáforas 2D/3D
    • Dispositivos físicos
    • Controlo
    • Feedback
    • Visualização
    • Navegação e manipulação
  10. Programação em WebGL
Bibliografia Principal

Edward Angel and Dave Shreiner, "Interactive Computer Graphics,A Top-Down Approach with WebGL",Seventh Edition, Addison-Wesley 2015

João M. Pereira, João Brisson, António Coelho, Alfredo Ferreira e Mário Rui Gomes, "Introdução à Computação Gráfica", FCA Editora, 2018

John F. Hughes, Andries van Dam, Morgan McGuire, David Sklar, James D. Foley, Steven K. Feiner, Kurt Akeley, "Computer Graphics: Principles and Practice", 3rd Edition, Addison-Wesley Professional (2013)

Edward Angel and Dave Shreiner, "Interactive Computer Graphics, A Top-Down Approach with WebGL", Seventh Edition, Addison-Wesley 2015

J.D. Foley, A. van Dam, S.K. Feiner, J.F. Hughes, "Computer Graphics - Principles and Practice", 2nd edition in C, Addison-Wesley (1996)

Alan Dix, Janet Finlay, Gregory Abowd, Russell Beale, "Human-Computer Interaction", 3rd edition, Prentice Hall (2004)

Requisitos Prévios

Bons conhecimentos de programação numa das seguintes linguagens: Javascript, C/C++ ou Java

Conhecimentos básicos de álgebra linear e de geometria

Esforço do Aluno
  Horas por crédito 28
  Horas p/ semana Semanas Horas
Aulas práticas e laboratoriais   26.0
Aulas teóricas   39.0
Avaliação   4.0
Estudo   74.0
Orientação tutorial   2.0
Projectos e trabalhos   20.0
Total de Horas 165
ECTS 6.0