Jogos e Simulação (2019/2020) - Departamento de Informática
Descrição

Saber

Fazer

Soft-Skills

Programa
  1. Hardware gráfico 3D e o pipeline gráfico 3D.
  2. Modelação 3D e representações de geometria.
  3. Interação da luz com os objetos, Modelos de iluminação e técnicas de sombreamento.
  4. Tópicos avançados de síntese de imagem: aplicações do uso de texturas e geração de sombras.
  5. Grafos de cena, gestão dos dados e otimizações para tempo real.
  6. Arquitetura de motores de jogos.
  7. Técnicas de animação: interpolação de quadros, morphing e modelos articulados.
  8. Deteção e resposta a colisões.
  9. Princípios físicos dos jogos 3D e métodos numéricos.
  10. Física da propagação do som, localização do som e síntese de som 3D.
  11. Programação com um motor de jogos e desenvolvimento de jogos.
Bibliografia Principal

Additional readings will be provided during classes and through the course website.

Requisitos Prévios

- Conhecimentos prévios de programação (C, C++ ou Java)

- Conhecimentos básicos de Algebra Linear (vetores e matrizes)

- Noções básicas de geometria

- Curso Introdutório de Computação Gráfica

Esforço do Aluno
  Horas por crédito 28
  Horas p/ semana Semanas Horas
Aulas práticas e laboratoriais   28.0
Aulas teórico-práticas   28.0
Avaliação   6.0
Estudo   52.0
Projectos e trabalhos   54.0
Total de Horas 168
ECTS 6.0