Esta unidade curricular explora as técnicas de visualização e interação envolvidas no desenvolvimento de jogos 3D e na simulação de diversos fenómenos, a maior parte deles com fundamento físico em 3D.
Desde logo, a simulação da luz é um ingrediente fundamental para os modelos de iluminação requeridos por visualizações tendencialmente fotorealistas. O conhecimento de técnicas de síntese de imagem basedas em rasterização, capazes de substituir em alguns cenários interativos os algoritmos de iluminação global, computacionalmente mais pesados, é outro aspeto essencial. A maior parte destas técnicas é hoje oferecida por frameworks para o desenvolvimento de aplicações 3D interactivas, vulgarmente conhecidas como motores de jogos. Contudo, uma visão global de algoritmos vocacionados para o fotorealismo é igualmente necessária, sendo estudados vários algoritmos de simulação do transporte da luz.
O desenvolvimento de jogos 3D é, hoje em dia, uma tarefa grandemente facilitada pelo recurso a sofisticados motores de jogos, implementando eles não só as técnicas de visualização necessárias, bem como as de interação. Os alunos têm a oportunidade de desenvolver um jogo 3D, concretizado com recurso ao auxílio dum motor de jogos.
Design de jogos é o ato de decidir o que um jogo deve ser. É importante planear e conceptualizar a ideia, a narrativa, a mecânica do jogo, o design de níveis e a interface do jogo.
Saber
Fazer
Soft-Skills
The Art of Game Design, A Book of Lenses, Jesse Schell, 2008
Game Development Essentials, A Practical Approach to Real-Time Computer Graphics , 3rd Edition, 2012, Jeannie Novak
Unity Game Development Cookbook, Essentials for Every Game, Paris Buttfield-Addison, Jon Manning, Tim Nugent, 2019
Game Engine Architecture , 3rd Edition, 2018, Jason Gregory
Realtime Rendering , 4th Edition, 2018, Tomas Akenine-Möller et al
Material adicional será disponibilizado durante as aulas e no website da UC.
- Conhecimentos prévios de programação (C, C#, C++ ou Java)
- Conhecimentos básicos de Algebra Linear (vetores e matrizes)
- Noções básicas de geometria
- Curso Introdutório de Computação Gráfica
Horas por crédito | 28 | ||
Horas p/ semana | Semanas | Horas | |
Aulas práticas e laboratoriais | 26.0 | ||
Aulas teóricas | 26.0 | ||
Avaliação | 4.0 | ||
Estudo | 18.0 | ||
Projectos e trabalhos | 100.0 | ||
Total de Horas | 174 | ||
ECTS | 6.0 |