Introdução à Programação (2017/2018) - Departamento de Informática

Informação adicional: https://moodle.fct.unl.pt/course/view.php?id=4743

Descrição

Esta disciplina visa iniciar à programação de computadores os alunos recém-inscritos da Licenciatura em Engenharia Informática. São cobertos os conceitos fundamentais da programação procedimental de base imperativa, usando objectos e classes como mecanismo de estruturação de programas. Pretende-se ensinar as técnicas básicas de desenvolvimento de programas simples. No fim da unidade curricular,o aluno bem sucedido conhecerá os ingredientes mais importantes de uma linguagem de programação OO moderna, e será capaz de desenvolver uma pequena aplicação usando um ambiente de programação.

Objectivos

Saber

Fazer

Soft-Skills

Programa
1. Computadores e programas 2. Objectos e operações 3. Classes e tipos de dados básicos 4. Manipulação de estado 5. Mecanismos de decisão 6. Estrutura de aplicações 7. Interacção (I/O) 8. Mecanismos de iteração 9. Manipulação de ficheiros 10. Aplicações com várias classes 11. Vectores e algoritmos relacionados 12. Ordenação e pesquisa 13. Metodologias de desenvolvimento de software
Bibliografia Principal

Cay Horstmann, Java Concepts, 7th edition, Wiley, 2014.

Walter Savitch, Java: An Introduction to Computer Science and Programming, 7th edition, Prentice-Hall, 2014.

David J. Eck, Programming Using Java, Online book, http://math.hws.edu/javanotes, 2014.

Esforço do Aluno
  Horas por crédito 28
  Horas p/ semana Semanas Horas
Aulas práticas e laboratoriais 1 18 18.0
Aulas teórico-práticas 4 14 54.0
Avaliação   5.0
Estudo   131.0
Projectos e trabalhos   43.0
Seminários   1.0
Total de Horas 252
ECTS 9.0