Segurança de Redes e Sistemas de Computadores (2017/2018) - Departamento de Informática
Descrição

A unidade curricular visa a aquisição de conhecimentos fundamentais, competências e aptidões necessárias para lidar com diferentes facetas da segurança de redes e sistemas de computadores.

As valências adquiridas são orientadas para a compreensão de conceitos teóricos sobre fundamentos, modelos, métodos, técnicas e aspectos de normalização associados a mecanismos e serviços de segurança para sistemas distribuídos, redes TCP/IP e Internet. Estes conhecimentos são complementados com o conhecimento prático orientado para projeto, desenvolvimento e operação de redes, sistemas computacionais e aplicações.

A disciplina abrange desde o estudo dos fundamentos da criptografia computacional aplicada ao desenho de mecanismos e serviços de segurança, passando pela concepção e implementação de serviços segurança de sistemas WEB, serviços de segurança ao nível do Sistema de Operação e domínio dos mecanismos de controlo de acesso e proteção de dados. Os tópicos do programa abarcam ainda aspectos da segurança do software a partir de bases existentes e emergentes para suporte de computação confiável.

Objectivos

Conhecimentos

Aptidões e competências

Programa

Introdução

Criptografia aplicada: algoritmos, métodos e ferramentas

Autenticação e estabelecimento seguro de chaves criptográficas

Autenticação de utilizadores

Controlo de acesso

Protocolos de segurança e serviços de segurança na pilha TCP/IP

Segurança do sistema de operação

Proteção contra intrusões

Computação confiável

Bibliografia Principal

Bibliografia de referência (*)

Bibliografia Complementar (língua portuguesa):

Additional Bibliografy

Requisitos Prévios

Os alunos devem possuir conhecimentos anteriores sobre:

Os alunos devem ainda possuir autonomia e conhecimento prático anterior de ferramentas de desenvolvimento de software (ex.,Eclipse IDE), prática de utilização de sistemas de operação (ex.,Linux ou Mac OS XouWindows) e programação com ambientes e linguagens de programação (ex.,JavaouC#ouC++). A realização de trabalhos práticos de avaliação reqier prática anterior e autonomia para programação, bem como de desenho e estruturação de algoritmos e estruturas de dados em alguma das linguagens indicadas.

O desenvolvimento de trabalhos práticos requer ainda prática de programação para redes TCP/IP e Internet, nomeadamente: programação comSockets TCP/IP e domínio deparadigmas de programação de sistemas distribuídos: programação com invocação remota de métodos (RMI), programação REST ou programação de serviços WEB.

Esforço do Aluno
  Horas por crédito 28
  Horas p/ semana Semanas Horas
Aulas práticas e laboratoriais 2 13 26.0
Aulas teóricas 2 13 26.0
Avaliação   8.0
Estudo   42.0
Projectos e trabalhos   62.0
Total de Horas 164
ECTS 6.0